Baihnal

A Evolução da Beleza das Unhas

Surgimento Das Unhas Artificiais

As unhas Já estão participando no mundo sedutor feminino há tempos. Vamos falar sobre como foi o decorrer dessa história através de relatos, começando pelas Unhas Artificiais, lá pelo meio do século 14 temos indícios do  início dessa história, onde a realeza esbanjava com essa atitude, não realizar trabalhos manuais, especificamente na China, pela Dinastia Ming.

Por volta do século 19, as mulheres gregas usavam uma imitação de unhas artificiais feitas com cascas de pistache  pintadas

A real unhas artificial, foi desenvolvida pelo Fred Slack, utilizando de técnicas usadas na sua profissão odontológica, utilizou acrílicos usados para restaurações, e desenvolveu essa primeira unha, com a ajuda do seu irmão. Isso aconteceu em torno de 1954.

A partir daí foram se desenvolvendo várias adaptações dessa criação patenteada pelos irmãos, que trouxeram até as técnicas de hoje em dia.

A História Das Unhas Pelos Povos

Ao redor do mundo por aspectos culturais e comportamentais de várias etnias e povos, muitas maneiras de enfeitar as unhas foram surgindo, tempo a tempo, e vemos o quanto que toda essa transformação contribuiu ricamente para a beleza feminina dos tempos atuais.

Índia

Os indícios mais evidentes são de que o costume de se enfeitar as unhas, começou na Índia em 5000 A.C. As mulheres pintavam suas unhas com henna. Sempre muito vaidosas, as indianas tingiam seus dedos e unhas com tons que variavam do amarelo ao marrom, essa prática, era uma demonstração de exuberância.

China

Na China, por volta de 3000 A.C. foi criada a primeira versão do esmalte. Como dito anteriormente neste artigo, as chinesas deixavam as unhas compridas para demonstrarem poder e posse de serviçais. 

Esse esmalte era feito com uma mistura de cera, clara, gelatina, goma, e os pigmentos eram extraídos de pétalas de rosas.

Com o passar dos tempos, adereços que eram uma espe´cie de bico, que tampava e protegiam as unhas, normalmente prateadas ou douradas.

Isso separava as mulheres de classes baixas das altas. Quanto mais fortes as cores, significava que era do alto padrão, já as cores mais claras, eram destinadas para a classe mais simples.

Uma curiosidade, uma mulher de classe inferior, vista com cores da alta cúpula, era executada imediatamente.

Incas

Lá pelo século 15, foram criadas as primeiras unhas artísticas, os Incas desenvolveram técnicas para criar desenhos bem detalhados nas unhas, similar aos que vemos hoje em dia, na ocasião faziam desenhos com representações indígenas, como águias, por exemplo.

Os Principais Estilos de Unhas

Francesinha

Feitas com esmaltes transparentes (imitando a cor natural da unha, mas na ponta a unha tem um traço feito com esmalte da cor branca., seguindo a naturalidade da unha.

Inglesinha

Bem similar às Francesinhas, o que diferencia, é que se altera a cor das pontas das unhas de brancas para coloridas, acompanhando a anatomia e formato da unha também.

 

Espanhola

Esse estilo de pintura da unha, tem sua faixa da ponta mais grossas e pintadas na diagonal, onde nas francesinhas e inglesinhas são na horizontal.

Italianinha

Este tipo usa a faixa da ponta em forma de “V”,  muito utilizada por quem gosta de designes mais chamativo, ou queira parecer que a unha é mais cumprida.

As Mudanças Com o Passar Dos Anos

1800

A partir desse período as unhas que não vinham sendo tão destacas como em outros períodos, passam a receber um toque sutil de um óleo de cor avermelhada, usavam as pontas clareadas com uma mistura cítrica de vinagre com limão. 

As unhas eram cortadas e moldadas com tesouras e lixas, com acabamento sendo feito com cremes e pós colorantes, tinham pouca fixação e exalavam um leve perfume.

1930

Desse ano em diante, várias marcas formam inovando e lançando variedades de cores, nas quais foram se diversificando até os dias de hoje. Uma inovação era a decoração em formato de meia lua nas pontas e na base da unha.

1950

O cinema foi  muito importante para as tendências e nos anos 50 ou “anos dourados” a inspiração vinha das atrizes musas dos filmes que variavam entre romances e estilos picantes, alguns itens como gliter são usados como decoração.

1970

A unhas se mantém compridas, e as cores que ganham espaço são com brilhos metálicos. Os estilos Francesinhas se expandem e tomam conta da moda. Foram anos muito revolucionários nos jovens, que exploraram sua liberdade, e nisso muitos estilos não só de unhas mas de roupas e cabelos, foram implementados, porém focamos mais nas tendências que foram populares e mais frequentes pelos períodos.

1990

O comprimento volta a ser encurtado, as cores mais escuras como marrom, preto, e azul escuro foram ganhando espaço. Não são usadas unhas exuberantes nesse período, ao contrários de outras épocas que se passaram.

1925

Nesse ano é criado o  primeiro esmalte, seguindo as semelhanças dos padrões usados hoje em dia. As cutículas eram empurradas delicadamente para dar mais espaço à beleza das unhas. As cores para pintá-las eram a vermelhadas, mas deveriam ser de entonações claras e discretas, e até mesmo sem cor. 

Era visto como uma mulher de boa reputação, em uma sociedade um tanto quanto conservadora, a mulher que não usasse cores muito gritantes.

1940

Nessa década, as unhas começaram a ousar um pouco mais nos tamanhos, de maneira que as pontas não ficassem tão pontudas , levemente arredondadas, quase que elípticas. As cores usadas passaram a ter tons menos discretos e mais chamativos.

1960

Agora em formatos bem ovais, as unhas são abertas a novas tendências. O destaque foi para o uso de cores pasteis (são cores marcantes mas com menos brilho). Cores clarinhas esbanjam delicadeza, e as cores mais intensas transmitem sensualidade, similar aos tempos mais recentes.

1980

Agora que se passaram essas fases de uma moda mais libera, os estilos foram se tornando mais discretos e as unhas que eram compridas de pontas arredondadas, começam a ser lixadas em formatos quadriculados. As cores que entram em ascensão são brilhantes e fluorescentes, puxadas para o neon, 

2000

Esse é um momento em que vimos tendências de outras décadas serem resgatadas, e mescladas em um estilo mais específico. Os estilos de cores claras e delicadas passam a ser utilizados novamente, na intensão de transmitir formalidade e sensibilidade. Os estilos Francesinhas, Italianinhas, Inglesinhas e outros passam a ser requisitados novamente.

Finalizando

Buscamos um breve resumo seguindo um contexto histórico para que você pudesse saber um pouco mais da trajetória dos padrões de beleza das unhas, suas variações de tendências, tamanhos, cores, formatos e tudo mais que foi transformado por todos esses períodos.

Você percebe que não só desde  hoje dão um toque especial, as vezes discreto, e outras vezes mais  marcante no visual. Esperamos que tenha gostado!!

Aqui você vai encontrar artigos para seu dia a dia, para agregar conhecimento e mudanças de hábitos que podem trazer melhorias para a sua vida.

Baihnal BhnL

Outros Posts
Outros Posts

Receitas Emagrecedoras

Receitas Para Massa Muscular

Receitas Low Carb

SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

A dor em si é o amor, o principal sistema de armazenamento. À medida que a terra cresce, nem suporta muita dor, o impacto do leão no sofá.

PÁGINAS

PÁGINAS

AJUDA

AJUDA

PÁGINAS

AJUDA

Baihnal BHNL © 2019 - CNPJ sob o n. 40.983.794/0001-75 - Todos os Direitos Reservados

Open chat
Vamos de WhatApp?
Olá! Que bom te ter aqui.
Vamos conversar? Qual a sua dúvida?